terça-feira, 5 de abril de 2016

Plano de Aula - Conjuntos

PLANO DE AULA

v  ESTRUTURA CURRICULAR

NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Médio
Matemática
Conjuntos

v  DADOS DA AULA
1.       Introdução a Conjuntos (Principais teoremas e compreensão).
2.       Tipos de Conjuntos (Unitário. Vazio, Finito e Infinito)
3.       Operação de Conjuntos (União, Intersecção, Diferenças)
4.       Introdução aos Conjuntos Numéricos (Números Naturais, Números inteiros)

v  DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
   3 Aulas (com 50 minutos cada)
Primeira Aula – Tópico 1. Introdução a Conjuntos e Tópico 2. Tipos de Conjuntos
Segunda Aula – Tópico 3. Operação de Conjuntos
Terceira Aula – Tópico 4. Conjuntos Numéricos

v  Estratégias e Recursos da aula
      Apresentação de assuntos e explicação no Quadro
      Laboratório de Informática
      Vídeos explicativos do Youtube

vPrimeira Aula
INTRODUÇÃO A CONJUNTOS
O matemático George Ferdinand Ludwing Phillip Cantor desenvolveu o conceito de Conjuntos, conceito esse que é considerado primitivo e sem definição. Porém o conceito de Conjuntos é muito importante no desenvolvimento de toda matemática. Não conseguimos definir, mas com certeza conseguimos exemplificar.
Por exemplo:
O Conjunto das vogais é formado pelos seguintes elementos.  

V = {a, e, i, o, u}


Podemos também representa-los pelo diagrama de Venn (Diagrama esse que é usadoo em matemática para simbolizar graficamente propriedades, axiomas e problemas relativos aos conjuntos e sua teoria.)



Diagrama de Venn





TIPOS DE CONJUNTOS

Dentre os conjuntos temos os conjuntos Vazios, os conjuntos Unitários, os conjuntos Finitos e os conjuntos infinitos.

Conjuntos Vazios
Não apresentam nenhum elemento.

Conjuntos Unitários
Possui um único elemento.


Conjuntos Finitos
Conjunto no qual os elemento são limitados. Como exemplo temos o conjunto das vogais dado anteriormente que é um  conjunto finito.


Conjuntos Infinitos
Contrario aos conjuntos finitos, pois é um conjunto ilimitado. Como exemplo tem o conjunto dos números Naturais.
N = {1, 2, 3, 4,... 150, 151,...}.

vSegunda Aula

OPERAÇÃO DE CONJUNTOS

União de conjunto

Dados os conjuntos A e B a união é o conjunto formado pelos elementos de A ou B.
Exemplo
A = {1, 2, 3, 4}   B= {4, 3, 5}
A U B = {1, 2, 3, 4, 5}

Intersecção de conjunto
Dados os conjuntos A e B, chama-se intersecção os elementos que pertencem a A e também a B.
A = {1, 2, 3, 4}   B= {4, 3, 5}
A    B = = { 3, 4, }



Diferença de conjunto
Dados os conjuntos A e B a diferença dos conjuntos é o elemento que tem em A e não tem em B.










v   Terceira Aula


INTRODUÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS
















RECURSOS COMPLEMENTARES
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/operacoes-com-conjuntos.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1914
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/diagrama-de-venn.htm
https://www.youtube.com/watch?v=0aUEDxYjZg8
https://www.youtube.com/watch?v=c5a99sX-Sq8
Fonte das imagens google


       ATIVIDADES
Através das atividades desenvolvidas, o professor deverá avaliar se os alunos estão aptos a: - Representar o conjunto dos números Reais em diagramas; - Reconhecer o Conjunto dos Reais como a união dos Números Racionais com os Irracionais; - Compreender a relação existente entre os Conjuntos Numéricos; - Diferenciar e relacionar os elementos de cada um dos conjuntos numéricos; - Identificar o Conjunto dos Números Reais como um conjunto denso, ou seja, o aluno deverá ter a percepção de que tomando dois números reais quaisquer, sempre existirão outros infinitos números entre esses.

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